segunda-feira, 11 de abril de 2011

Custos de estoques

Como anunciado, hoje vamos discorrer sobre o impacto financeiro dos estoques nas empresas, independente do ramo, porte, localização.
Sabe-se que o estoque não apenas custa a parte mais visível que é o seu investimento, ou seja, quanto se paga ao fornecedor (CMV) e frete. Custos como ocupação f'ísica, de pessoal e equipamentos necessários para sua movimentação, perdas, obsolescência, furtos e roubos e o próprio custo da aquisição - custos de pedido - ocorrem e são, na maioria das vezes, desconsiderados, seja por desconhecimento, seja por dificuldades de levantamento.
Neste aspecto, estes custos dividem-se em duas categorias: Custos de Manutenção ou de Carregamento e Custos de Obtenção ou de Pedido. Os de manutenção tem a características de serem proporcionais ao estoque médio, ou seja, quanto maior seu volume, maiores serão estes custos. São os de armazenagem (espaço físico ocupado), manuseio (pessoal e equipamentos envolvidos), perdas e obsolescências, seguro e, em algumas situações, frete sobre a unidade transportada. Incluem-se nesta categoria também, os custos do capital investido no estoque  a uma taxa de juros correte. Tais custos são conhecidos sob a sigla Cc.
Os custos de obtenção do de pedido são relativos ao processo de compras, incluindo o salário do comprador, do almoxarife e dos demais componentes da equipe  envolvidos neste processo, além dos custos administrativos obrigatórios: telefone, material de expediente, viagens, hospedagem e alimentação (quando for o caso), etc. São representados pela sigla Cp.
O somatório destes dois custos nos mostra a representatividade do custo total de estoque - CT - que deve ser considerado individualmente (por item)  - subsidiando decisões sobre qual o volume a ser adquirido/mantido, formas de armazenagem que minimizem perdas/extravios, fontes alternativas de fornecimentos, sistemas de controle para evitar obsolescência/perdas de validade e atuação sobre o baixo giro, etc.

Nos próximos momentos, nos aprofundaremos sobre este assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário